quarta-feira, 2 de junho de 2010

Princesas, sapos e príncipes




E depois de beijar vários sapos inutilmente, a princesa encontra seu prícinpe. E o melhor: ela nem precisou beijá-lo.


Eu gosto de contar histórias. E atualmente esta é uma das minhas preferidas. Eu nunca gostei da mesmice dos contos de fadas. Acho tosco, é sempre igual. Por isso gosto dessa história. Ela é diferente.

Ela era quase como toda princesa. Era bonita, sonhava com seu príncipe. Mas parecia que ela nunca o encontrava.
Ela tentou.Beijou sapos na esperança de que eles fossem príncipes encantados. Ela até "namorou" um deles. Mas não deu certo. Ele não era príncipe. Nem com vinte beijos ele mudou. Não era romantico, não era cavalheiro. Enfim, não era príncipe.
A princesinha chorou muito. Ela até gostava do sapo. Mas ela não via que ele nunca mudaria, nem a faria feliz. Mas mesmo assim tudo acabou. O sapo se foi.
Ela chorou, chorou e chorou. Então ela achou que nunca daria certo. Que ela não nasceu para um conto de fadas, pra um feliz para sempre.

Na verdade, acho que todas as meninas são assim. Elas se decepcionam e acham que nunca nada vai dar certo para elas. É assim com todas, sem exceções; Somos assim, criamos contos de fadas em nossas cabeças e achamos que tudo vai dar certo. Sempre nos vemos como a princesa da história, "ele" é o príncipe, e a bruxa sempre é aquela menina que também é afim dele. E parece que tudo vai dar certo, como foi com a Cinderela. Aí um dia descobrimos que foi tudo uma ilusão. Isso acontece principalmente com adolescentes. E é como se o mundo desabasse, como se fosse o fim. E é algo doloroso, que achamos quase insuperável...
Mas agora voltemos à princesa.

Depois de um tempo ela se conformou. Parou de chorar, de sofrer, apesar de achar que viveria sozinha. Então "ele" apareceu. A materialização de seus contos de fadas. Ele era perfeito pra ela, dava a atenção que ela sempre quis, a tratava como ela sempre sonhou. E foi isso. Eles se acertaram. Foram, de certa forma, "felizes para sempre".

E é assim que eu termino de contar essa história. Com ela eu aprendi algo: contos de fadas não existem, finais felizes sim. Por que digo isso? Ora, em um conto de fada a princesa se apaixona por só um na vida dela, só beija um e assim por diante... Isso é muito difícil de acontecer na vida real. Eu diria que é quase impossível. Mas isso não impede do final ser feliz para sempre. Tudo pode dar certo, só que as vezes não é da forma que esperamos. Foi isso que essa princesa me ensinou: a ver tudo de outra forma, que no final tudo dá certo. Assim eu pelo menos espero.......


Rafaelle Schütz Krobauer

Um comentário: